segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Planejamento Anual Língua Portuguesa 6º ao 9º ano.


O planejamento é uma importante ferramenta elaborada pelo próprio professor dentro dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) nos anos finais do ensino fundamental e no o ensino médio, com o intuito de tornar a rede estadual de ensino de Minas Gerais um sistema de alto desempenho. É importante ressaltar que todos os CBCs não esgotam todos os conteúdos a serem abordados nas escolas, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender.

Para que se possa traçar as ações pedagógicas que se pretende alcançar dentro de cada disciplina bem como seus objetivos e metas a serem alcançadas dentro da exigência do sistema educacional, é preciso realizar um bom planejamento. Planejamento esse que deverá ser flexível a realidade de cada turma.

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender." (Paulo Freire)

No entanto o planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. É a etapa mais importante do projeto pedagógico de um professor, porque é nessa etapa que as metas são articuladas a estratégia e ambas são ajustadas as possibilidades reais para se realizar um bom trabalho.

Marcos Antonio Leopoldino
Analista Educacional Equipe PIP/CBC.
Planejamento Anual de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano PIP/CBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário